Do Manual ao Automatizado: O Poder da Infraestrutura Ágil em Clouds Privadas
Olá pessoal!
No post de hoje do blog, vou comentar um pouco como foi a minha experiência palestrando pela 4Linux novamente, falando daquilo que gosto muito, que é sobre DevOps e Automação de infraestrutura. Então não espere muita formalidade enquanto eu escrevo, porque a idéia é como você leitor estivesse trocado ideia comigo. Então…
Bora lá!!!
Sobre o que foi a palestra?
A palestra foi sobre como podemos tranformar nosso ambiente de infraestrutura atráves da Automação. Então eu trouxe alguns tópicos falando sobre DevOps, os principais pilares, tipos de automação, portanto falamos de CI/CD, IaC, Gerenciamento de recursos, orquetração de containers. Citando cada ferramenta e também mencionando que a 4Linux também realiza serviço de consultória baseada nelas. Aproveitando cada uma citada, busquei trazer a quem estava assistindo cénarios que eu vivenciei, como alguns problemas com execução de tarefas manuais e como encontrei solução trabalhando com as ferramentas seguindo a cultura DevOps. A cereja do bolo, ou cereja da Live, foi um case de um projeto recentente onde comento sobre a problemática que o cliente se encontrava e como 4Linux trouxe uma solução trabalhando com Ansible e Rundeck. Bom assiste a Live para ter mais detalhes, vale a pena hehe O link está no final do Post.
Como foi a preparação e experiência?
A experiência foi ótima, como não teriamos um laboratório para a galera executar comandos, busquei deixar todo o tema mais leve possível e manter todos interessados. Troquei bastante ideia com o pessoal do chat, apesar de ser algo virtual, criar uma conexão com todos e deixa-los a vontade e fazer para eles esse tempo assistindo valer a pena. Gostei de como desenrolou todo o bate-papo e conseguimos entregar conhecimento e também deixar claro os trampos que a 4Linux oferece.